TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 14 de março de 2011

Merenda escolar II



Quero, através dos microfones desta bem conceituada emissora, denunciar o descaso, a irresponsabilidade e a desonestidade dos gestores municipais no que diz respeito à merenda escolar. Nossos alunos estão passando fome nas escolas municipais. São mais de dez mil alunos que não estão tendo ou que têm de forma muito precária a merenda escolar. Já estamos em meados do mês de março e até a presente data ainda não chegou nenhum item da alimentação escolar 2011. Frise-se por oportuno que as aulas começaram no dia 31 de janeiro. Em algumas escolas ainda tem alguma coisa da sobra do ano passado, mas em outras, não há mais nada. É de fazer dó ver a tristeza estampada no rosto de nossas crianças quando recebem a notícia de que não terá merenda; ou quando tentam, às custas de muita fome, empurrar aquele arroz com macarrão e água. Mas para o prefeito a merenda é boa em qualidade e quantidade. É esse seu discurso. Fala orgulhoso de um iogurte que ele consegui, referindo-se a uma bebida láctea que foi servida em 2010. 80 ml era a quantidade. E no dia dessa bebida era somente isso. No dia que era suco tinha também biscoito, mas eram só três unidades. Isso mesmo, três biscoitos. Pouco entendo de nutrição, mas tenho minhas dúvidas se essas quantidades suprem os 15% das necessidades nutricionais exigida pelo FNDE. Mas essa história de biscoito, de bebida láctea, foi em 2010. Em 2011, como já dissemos, ainda não chegou nada. Como nossas crianças podem aprender assim, meu Deus, passando fome nas escolas? Outras perguntas ficam no ar. Por que não fizeram a licitação em janeiro? Por que, para atender a essa carência, não usaram os 30% dos recursos na aquisição de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar, que dispensa o processo licitatório, conforme art. 14 da MP 455/2009? O que farão com o dinheiro que seria usado na aquisição de merenda nesses meses de fevereiro e março? Só a título de informação, no ano de 2009 o município recebeu, só do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), R$ 488.567,20. Em 2010, esse valor saltou para R$ 808.587,60, um aumento de quase 70%. Em 2011 esse montante deve ser ainda maior (fonte: FNDE). Será que sobrou desse dinheiro em 2010? O que fizeram com ele?

Para terminar, quero, com todo respeito, me dirigir ao senhor prefeito. Que o senhor peça ou adquira da empresa vencedora da licitação da merenda escolar, pequenas quantidades de cada item que será fornecido neste ano, para o senhor mesmo provar e atestar. Faça assim: pela manhã experimente 80ml do seu dito iogurte. Só 80ml, não pode repetir. À tarde saboreie 100ml de suco (daquela poupa gostosa) com três biscoitos cream cracker ou maisena, mas é só três. Assim, senhor prefeito, espero que o senhor reveja seus orgulhosos conceitos de qualidade e quantidade no concernente à merenda escolar. Antes disso, porém, vá a uma de nossas escolas na hora da merenda. Tanto faz ser pela manhã ou à tarde. Se o senhor se deparar com crianças tristonhas, desanimadas ou até chorando, não entre. Nessa escola por certo não tem mais nada de merenda. Vá noutra escola e noutra se for preciso, até encontrar uma que ainda ofereça algo para as crianças merendarem. Se o senhor tiver sorte e for rápido é possível que ainda encontre. Se encontrar, entre e vá até a merendeira. Peça um pouco da sopa ou do macarrão e coma. O senhor não é aluno, mas é o prefeito, ela não haverá de negar-lhe. Coma tudo senhor prefeito, mastigando bem e saboreando, como manda a nutricionista. Leve consigo o Secretário de Educação e o de Administração e peça um pratinho pra eles também. Assim vocês, especialmente você, Padre Prefeito, deverão rever seus conceitos de respeito e honestidade.

Itapajé, 14/03/2011


Idelmar da Silva Magalhães
Prof. da Rede Municipal de Ensino


Fonte:http://www.atitudediretodaredacao.blogspot.com/



Nota: Se esse relato do professor Idelmar for verdade, é uma das piores situações que a administração municipal, através da secretaria de educação possa estar passando, afinal de contas, o secretário de educação é um educador e o prefeito também, alem de já ter sido secretário de educação de Irauçuba, triste, essa situação relatada acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário