Lixão de Itapajé: Atentado ao meio-ambiente e à população
O lixão de Itapajé constitui uma verdadeira agressão à natureza e à população. Naquele ambiente extremamente insalubre uma improvisada lagoa de contenção do chorume apresenta vazamento e o líquido escorre contaminando o solo. Há cerca de mil e quinhentos metros da lagoa fica localizado um cacimbão que é utilizado para o consumo de pessoas e animais. O chorume apresenta em sua composição, além da elevada carga orgânica, metais pesados tais como arsênico, cobalto, cobre, chumbo e mercúrio. O líquido poluente, originado da decomposição de matéria orgânica presente no lixo, é extremamente danoso e pode atingir ainda os lençóis freáticos.
Lagoa de Chorume
Catadores de lixo sem qualquer equipamento de proteção disputam espaço com os urubus.
O secretário de infraestrutura e meio-ambiente de Itapajé prometeu, ainda no ano de 2009, a construção de um galpão para abrigar os trabalhos dos catadores de lixo.
Fonte: http://atitudediretodaredacao.blogspot.com/
Nota: Num se preocupe não Mardem, essa é só mais umas das promessas de campanhas que não foram cumpridas. E ainda querem fazer o CONSÓRCIO DO LIXO, em que a sede poderá vir a ser em Itapajé, se não cuidam nem do lixo do próprio município, imaginem só, vários municípios despejando lixo em nossas terras, isso é uma vergonha! Os Europeus estão enfrentando hoje uma série crise com seus lixões e querem até mandar lixo para o exterior, como já aconteceu em que eles enviaram containers abarrotados de lixo para vários estados brasileiros; enquanto Itapajé corre na contra mão do tempo, querendo importar, pode um negócio desse! Vamos dizer não a tão grande descaso com nosso município. Por quê não arranjam equipamentos como um hospital regional ao invés de fazer de Itapajé um grande lixão. Pensem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário