Secretária de saúde de Itapajé tenta explicar questionamentos sobre a saúde pública
Na sexta-feira, dia 29 de julho, o senhor Tarcísio Rocha esteve na rádio Atitude FM para denunciar o que ele considerou como descaso com a saúde pública no município de Itapajé. Ele relatou que naquele dia, por volta das 10:00 horas da manhã se dirigiu ao Posto de Saúde da Família do bairro Cruzeiro para que sua filha fosse vacinada. Chegando ao PSF ele foi informado que não havia vacina disponível porque o freezer onde as doses de vacina são armazenadas estaria sendo lavado. Tarcísio questionou o porquê do trabalho de limpeza estar sendo feito durante o horário de atendimento ao público. Em seguida ele perguntou se havia médico na unidade básica de saúde e foi informado que o médico já teria atendido um número determinado de pacientes e não haveria mais fichas para atendimento. Indignado, indagou se os médicos contratados pelo município recebiam por horas trabalhadas ou por atendimentos feitos. Em seguida ele se dirigiu ao Ministério Público e protocolou denúncia.
Em resposta às denúncias, a secretária de saúde de Itapajé, Nerilene Nery, informou em conversa por telefone com o âncora do Jornal Integração, Rudi Cascaes, que no caso da não disponibilização de vacina, a responsável pelo armazenamento estaria entrando de férias no referido dia e teria que fazer a limpeza do freezer do PSF. Com relação ao atendimento médico, informou que são disponibilizadas vinte fichas no período da manhã, porque se multiplicando o tempo médio de cada consulta pelo número de fichas se chegaria ao período de tempo em que o médico é obrigado a atender no PSF. A secretária disse ainda que a partir desta terça-feira, 02 de agosto, um médico passou a atender no PSF da localidade de São Tomé, atendendo a reivindicação dos moradores.
Do blog: Você, caro leitor deste blog, está convencido com as explicações dadas pela secretária de saúde?
Fonte:http://blogdomardem.blogspot.com/2011/08/secretaria-de-saude-de-itapaje-tenta.html
Nota: 1)É claro que não convençe essa história que deve ser aplicado o tempo exigido pela organização mundial de saúde-OMS, para consultas que seria de no mínimo de 15 minutos por paciente, se não vejamos: se o médico começasse a atender as 7:00 hs da manhã, o que não é muito provável para os atendimentos dos PSF`S, ele teria de ter atendido no máximo 12 pessoas até as 10:00 hs, ficaria sobrando 8 fichas, e o restante?
2) Como é que ficaria o atendimento da FUSEC, afinal isso é uma norma internacional ou ela só serve para atendimentos em PSF`S? Sabemos que na FUSEC geralmente só tem um médico para atendimento e dezenas de pessoas para serem atendidas, vão mandar essas pessoas para casa?
Na quinta feira estarei no Ministério Público e irei pedir ao promotor para que medie junto a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, definindo o que realmente vale para o atendimento nos postos do município de Itapajé, e que seja dada publicidade através de comunicado via rádio e afixado nos postos de saúde de nosso município[TR]
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