Governo de Minas proíbe 'ficha suja' em cargo de comissão
A emenda à Constituição do Estado que permitiu a edição do decreto foi aprovada pela Assembleia Legislativa, por 64 votos a favor e nenhum contra, em dezembro do ano passado.
O "Diário Oficial" de Minas Gerais publicou nesta quinta-feira decreto que proíbe a indicação de "fichas sujas" para cargo de comissão no governo estadual.
Segundo o decreto, estão impedidas as pessoas que já tiveram um mandato eletivo cassado ou foram condenadas pela Justiça Eleitoral.
Os cargos de comissão incluem secretários, secretários-adjuntos e subsecretários, além dos nomeados para cargos diretivos nas autarquias, fundações e empresas públicas.
Além do primeiro escalão, o decreto enquadra indicações que o governador faz para o Tribunal de Contas do Estado e as que envolvam até mesmo as listas tríplices, caso da Procuradoria-Geral de Justiça.Segundo o decreto, estão impedidas as pessoas que já tiveram um mandato eletivo cassado ou foram condenadas pela Justiça Eleitoral.
Como na Lei da Ficha Limpa, o decreto barra ainda os condenados por um órgão colegiado da Justiça.
O texto traz restrições maiores do que a Ficha Limpa como a exclusão de donos de empresas falidas um ano antes da indicação.
A proibição vale também para quem foi excluído do exercício da sua profissão. Juízes e membros do Ministério Público aposentados compulsoriamente não poderão assumir.O indicado não pode ainda ter, nos cinco anos anteriores, uma decisão contrária no Conselho de Ética do governo estadual em processo disciplinar.
O decreto, assinado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), começa a valer a partir de hoje.Quem já exerce um cargo de comissão tem 30 dias para entregar declaração de que não está na lista dos impedidos pela norma.
A emenda à Constituição do Estado que permitiu a edição do decreto foi aprovada pela Assembleia Legislativa, por 64 votos a favor e nenhum contra, em dezembro do ano passado.Fonte: http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=77702
Nota: Já estava na hora de alguem dar um belo exemplo dentro da administração pública, com isso o governador anastasia (PSDB) marca um gol de placa na política nacional. Está na hora dessa excelente decisão ser copiada por todas as prefeituras de todo o país. Com a palavra o nosso prefeito para que ele faça o mesmo na administração municipal de Itapajé, ou algum vereador que tenha zelo pela a coisa pública, apresente um projeto semelhante ao de Minas, para ser incluido na Lei Orgânica de nosso município, aproveitando que ela está passando por uma renovação, essa é a hora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário